GP do Azerbaijão: Verstappen resiste a seis bandeiras vermelhas e é pole; Bortoleto é 13º

Tetracampeão da RBR também sofreu com vento no Circuito de Baku, mas conseguiu manter-se na disputa. Sainz conquistou segundo lugar inédito com a Williams no grid, e Lawson larga em terceiro

Max Verstappen consegue pole position em Baku — Foto: Reuters




Caos! Nada mais, nada menos que seis bandeiras vermelhas estenderam a classificação do GP do Azerbaijão, neste sábado, por duas horas. Quem levou a melhor foi um dos 13 "sobreviventes", Max Verstappen, cuja volta de 1m41s117 valeu sua sexta pole position de 2025. Ele larga ao lado de Carlos Sainz, que se beneficiou de toda a confusão; Liam Lawson completa o top 3, e Gabriel Bortoleto é 13º.


Embora tenha sobrevivido ao caos, que levou a 58 minutos de paralisações, Bortoleto não passou do Q2: ele abriu o Q1 em 18º lugar, subindo para 13º na segunda volta. Mesmo confirmando sua ida ao segmento intermediário, ele não conseguiu uma volta ideal lá e acabou eliminado, sendo apenas 13º. Ainda assim, o calouro da Sauber classificou-se novamente à frente do colega Nico Hulkenberg, 17º.


Ao todo, foram seis "vítimas": Alexander Albon (Williams), Nico Hulkenberg (Haas), Franco Colapinto (Alpine), Oliver Bearman (Haas), Charles Leclerc (Ferrari) e Oscar Piastri (McLaren). Pierre Gasly (Alpine) não chegou a bater, mas também foi eliminado em meio à confusão do Q1, graças a uma escapada da pista.


Já nas duas últimas colisões da sessão, é válido lembrar que Leclerc foi pole em Baku nos últimos quatro anos, e Piastri era candidato à posição de honra no grid.


Chegando a 46 poles na carreira, Verstappen anotou a volta da pole na bandeirada; até então, quem seguia em primeiro era Sainz. O espanhol da Williams teve a sorte de ser um dos primeiros a registrar tempo no Q3, pouco antes das batidas. O segundo lugar foi sua melhor posição de largada desde o segundo lugar no GP de Las Vegas de 2024, quando ele ainda corria pela Ferrari.


Sem tempo hábil devido às batidas de Leclerc e Piastri, poucos pilotos tiveram margem para anotar giros mais competitivos numa única tentativa. Assim como Sainz, Lawson assegurou a terceira colocação no grid contando com a sorte e estratégia de ir ao grid o quanto antes. Com isso, anotou uma marca histórica na carreira: ele nunca havia largado antes da terceira fila, anteriormente.


Ao invés dos pneus macios, os pilotos priroizaram os médios. A F1 trouxe a gama mais macia, mas as baixas temperaturas da pista dificultaram encontrar a janela ideal para uso. Além disso, a diferença de performance entre o C6 (macio) e o C5 (médio, usado como macio em 2024) foi pequena, motivando a estratégia: no Q2, por exemplo, apenas Piastri avançou com os compostos de faixa vermelha.


Resultado

MAX VERSTAPPEN (RBR) - 1m41s117


CARLOS SAINZ (Williams) +0s478


LIAM LAWSON (RB) +0s590


KIMI ANTONELLI (Mercedes) +0s600


GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s953


YUKI TSUNODA (RBR) +1s026


LANDO NORRIS (McLaren) +1s122


ISACK HADJAR (RB) +1s255


OSCAR PIASTRI (McLaren) - sem tempo no Q3.


CHARLES LECLERC (Ferrari) - sem tempo no Q3.


FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - Q2


LEWIS HAMILTON (Ferrari) - Q2


GABRIEL BORTOLETO (Sauber) - Q2


LANCE STROLL (Aston Martin) - Q2


OLIVER BEARMAN (Haas) - Q2


FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q1


NICO HULKENBERG (Sauber) - Q1


ESTEBAN OCON (Haas) - Q1


PIERRE GASLY (Alpine) - Q1


ALEXANDER ALBON (Williams) - Q1


Fonte: GE 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.